quarta-feira, outubro 10, 2007

A realidade dos jogos...

Hoje vou falar dum tema que sinceramente me ocorreu já à largos minutos.

Esse tema são os jogos de computador, ou consola, ou como lhes quiserem chamar.

Eu sou da opinião que estes jogos, ao contrário do que muita gente diz, não são necessariamente maus para a educação das crianças e não estou a falar daqueles jogos de matemática, ou em que para passar ao próximo nível tens de pôr no espaço o advérbio de modo certo.

Falo de jogos que não têm a aprendizagem como tema fulcral mas sim tiros, estratégia ou condução.

Existem jogos de guerra que ensinam muita história, cada vez mais têm por base um fundo histórico e verídico que lhes confere não apenas maior realismo mas essa componente de aprendizagem que acho muito importante. Jogos de carros, motas (e até camiões) fornecem muitas vezes experiência de condução que embora não se aproximem muito da real deixam sempre uma pequena ideia (se formos a 120 km/h fazer um gancho batemos quer seja na realidade que seja no jogo). Jogos de tiros fazem-nos conhecer armas (tudo bem, isto é essencialmente para os que pensam futuramente ter uma vida como assassinos e quiçá serial killers) mas também nos mostram como mutias vezes a realidade é. Jogos que não têm fundo nenhum de aprendizagem, são também bons, muitas vezes apenas para descontrair. Por fim um tipo de jogos para que poucas pessoas têm paciencia, estes são aqueles jogos para pensar, penso que estes são dos melhores, obrigam-nos a imaginar coisas (tudo bem que por vezes sem sentido) e a pensar no que é que podemos fazer tendo em conta todas as nossas opções, transformando-nos por vezes em autênticos MacGyver's).

Pessoalmente aprecio os jogos históricos, sou um grande apreciador de história e estes jogos fazem-me voltar a épocas históricas que acho deliciosas.

Se quiserem deixem aqui as vossa preferências.

Piada do dia:

"Estão 2 bébedos a discutir se aquilo que está no céu é o sol ou a lua quando se aproxima outro:
- Olha lá companheiro (hic) aquilo é o sol ou a lua (hic)?
- Sei lá! (hic) Eu não moro neste bairro!!"

Sem comentários: